domingo, 8 de novembro de 2009

Festival de Fallas!



No catalão medieval, o termo "falla" servia para denominar os fachos que se colocavam no alto das torres de vigilância.

As Fallas são uma das festas mais fabulosas que se realizam em Valência durante o mês de Março. A cidade enche-se de gente que vem de todo o pais e do estrangeiro para assistir a uma semana e meia de loucura en la calle. Todos os dias às 14 e meia-noite , na praça principal do centro de Valência dá-se o que se chama de Mezcleta que é uma sessão de aproximadamente 12 minutos de foguetes. Cada sessão tem um nome próprio como "la portuguesa" e o seu autor, organiza as centenas de foguetes de forma que este explodam e façam uma "música" de foguetes. Durante estas pequenas sessões as ruas principais ficam abarrotadas de gente que olha o céu em silêncio e escuta a "música". No final aplaude-se e leva-se o autor nos braços pela praça para ser aclamado.
Todo este espetáculo é apenas uma parte do todo que são as fallas, porque as fallas em si são umas construções em madeira e papel que podem ser qualquer coisa. Estão dispostas no meio da rua e são enormes. Muitas são alegorias ou críticas à sociedade em que vivemos.

Estas figuras são colocadas antes do dia 15 de março pela manhã (a chamada "nit de la Plantà") queimando-se quatro dias depois, na noite do dia de Sant Josep à meia-noite ("nit de la Cremà").

As fallas ficam expostas durante essa semana e meia e no última dia são queimadas no meio da rua perante os aplausos de todos os que observam.
Na última quinta-feira de Fallas da-se o Castillo, que não é nada mais nada menos do que 45 minutos da mais espantosa queima de fogos de artifício .
Caminhonetes de discotecas ambulantes, caravanas de churros , barracas de bebidas, paellas ,música, muita gente e festa por toda parte, é pouco para descrever o que são as fallas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário