quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Datas Importantes en España


1 Enero

Año Nuevo (Ano-Novo)

6 Enero

Reyes (Dia de Reis)

Este é o dia em que as crianças espanholas deixam seus sapatos fora de casa para que os Reis Magos coloquem presentes dentro deles. Na noite anterior, no dia 5 de janeiro, os Reis Magos costumam desfilar em carros ou camelos pelas cidades da Espanha.

14 Febrero

Día de San Valentín (Dia de São Valentim)

Conta a lenda que Valentim era um padre romano que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados. Após descoberto, permaneceu preso até o dia em que foi decapitado, a 14 de Fevereiro de 270. Nesta data, comemora-se o Dia dos Namorados na Espanha.

19 Marzo

Las Fallas de Valencia (As Falhas de Valência)

No mês de março, depois de prepará-las durante todo o ano, Valência se transforma para viver as Fallas. Por uns dias, as ruas da cidade se enchem de figuras gigantescas, verdadeiras obras de artesanato que competem em criatividade e espetacularidade. Esta é uma das mais tradicionais festas da Espanha. Cada bairro constrói sua Falla (espécie de boneco gigante, com até 10 m de altura, semelhante a um carro alegórico) que critica ou relata a vida e os custumes espanhóis. No penúltimo sábado de março, é realizada a festa principal, onde uma das Fallas é eleita a melhor do ano, e todas as demais são queimadas.

1 Mayo
Día del Trabajo (Dia do Trabaho)

15 Agosto

Asunción de la Virgen (Assunção da Virgem)

O dogma da Assunção refere-se à Mãe de Deus que, no fim de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial. A festa religiosa é celebrada em muitas aldeias e cidades da Espanha.

12 Outubro

Día de la Hispanidad (Dia da Hispanidade)

Data festiva na qual se comemora o dia nacional da Espanha. Foi em 12 de Outubro de 1492 que Cristóvão Colombo, à frente de uma armada espanhola, descobriu a ilha de Guanahani (Bahamas), convencido de que tivesse chegado à Índia. Na verdade, descobrira um novo continente, posteriormente chamado América, em referência ao navegador italiano Américo Vespucio. A descoberta da América foi muito importante para a Espanha, pois possibilitou a expansão da língua e da cultura espanhola nas novas terras. Em Madrid, a celebração do Dia da Hispanidade costuma ocorrer na Praça de Colón, em que o Rei, juntamente com a Família Real espanhola e os representantes do poder de estado, assistem ao desfile militar.

1 Noviembre

Día de Todos los Santos (Dia de Todos os Santos)

6 Diciembre

Día de la Constitución (Dia da Constituição)

No dia 6 de dezembro de 1978, aprovou-se a atual constituição espanhola, norma jurídica suprema no país. Foram contabilizados mais de 80% dos votos a favor, através de um referendo.

8 Diciembre

Inmaculada Concepcíon (Imaculada Conceição)

Os espanhóis são muito devotos à Maria. A Imaculada Conceição é tida como padroeira e protetora da Espanha. Nesta data, tem-se feriado religioso no país.

25 Diciembre
Navidad (Natal)

28 Diciembre

Día de los Santos Inocentes (Dia dos Santos Inocentes)

O dia dos Santos Inocentes faz referência ao episódio bíblico das crianças mortas por ordem do Rei Herodes, com o intuito de exterminar o recém-nascido Menino Jesus.

Atualmente, nesta mesma data tem-se na Espanha o "Dia das Bromas". Trata-se de uma data semelhante ao Dia da Mentira, que no Brasil festeja-se em 1° de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário