quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Castanholas




A castanhola é um dos instrumentos de percussão mais antigos da humanidade, feita com pedaços de madeira unidos por uma corda. Sua sonoridade surge, nos primórdios, a partir do choque entre duas pedras, evoluindo para outros materiais ao longo do tempo.

A castanhola tem cerca de três milênios de existência, sua origem é fenícia e ela chegou aos países mediterrâneos por meio do comércio marítimo, sendo muito difundida na Espanha. Em muitos territórios, foram utilizados instrumentos semelhantes à castanhola, como no Antigo Egito, onde a prática do choque de peças de madeira se relaciona com as danças da fertilidade, o afugentar de insetos e répteis e como acompanhamento rítmico. A civilização egípcia influenciou os gregos e romanos, que adotaram seus instrumentos musicais, como os "címbalos" que, na cultura grega estavam relacionados com o culto à deusa Cibeles e nos festejos populares tinham caráter lascivo.

Um par de castanholas é composto por um macho, com som grave, colocado na mão esquerda, e uma fêmea, com som agudo, presa à mão direita. São usadas nos bailes regionais (como sevillanas e fandangos de huelva), na escola clássica de dança espanhola e no acompanhamento de óperas, como Carmen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário