domingo, 8 de novembro de 2009

Festa de São Fermin




As Festas de São Fermin (em castelhano Sanfermines) são as festas em honra a são Fermin, um dos santos patronos de Navarra, que se celebram anualmente na cidade espanhola de Pamplona.

Os festejos começam dia 6 de julho, às 12 horas, com o chupinazo (foguete) da sacada do Palácio do Governo Municipal, e terminam à zero hora de 14 de julho com a canção de despedida Pobre de mí.

Uma das atividades mais famosas das Festas de São Fermin é o encierro (Corrida de touros), que consiste numa corrida de touros, de 800 metros, pelas ruas principais do centro histórico de Pamplona, que culmina na Praça de Touros da cidade. Os encierros começam às 8 horas da manhã e duram, normalmente, de três a quatro minutos, entre os dias 7 a 14 de julho.



A festa tem uma origem antiga, de séculos, mas a sua fama mundial é um fenômeno recente. O escritor nascido nos Estados Unidos Ernest Hemingway foi um dos que contribuíram para propagar essa fama com seu livro Fiesta (O Sol Também se Levanta, no Brasil).

Esta festa é considerada uma das maiores celebrações do mundo, assim como no Carnaval do Rio de Janeiro ou da Oktoberfest de Munique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário