Na Espanha, é costume comer doze uvas à meia-noite, na véspera do Ano Novo. Cada uva representa um mês do ano que vem. A doçura de cada uva determina a natureza do mês – uvas doces representam bons meses, uvas verdes representam meses difíceis. Na sua mesa de frutas, nunca esqueça da uva. Além de gostosa, ela traz vários significados!
O Natal é comemorado com cortejo, distribuição de guloseimas, presépio vivo, e troca de presentes. Na véspera, a família se reúne, troca presentes, fazem a ceia e assistem todos juntos à missa de Natal. Já as crianças coitadas tem que esperar até o dia 6 de janeiro para receber seus presentes, pois lá, os presentes são trazidos pelos 3 Reis Magos.
Na Ceia de Natal espanhola come-se sopa de amêndoas, dourada no forno, peru assado e torrão de Alicante.
A Missa do Galo tem origem na província espanhola de Toledo. No dia 24 de Dezembro cada lavrador matava um galo, levava-o para a igreja e oferecia-o aos pobres, para terem um almoço melhorado no dia de Natal. Em algumas aldeias espanholas e portuguesas levava-se o galo vivo para a igreja para que ele cantasse durante a missa.