Peinetas ou peinas são um complemento da mantilha usada pelas espanholas desde o século XIX. Apesar de ser um adereço feminino, há registro dessa peça nos trajes de toureiros durante o século XVIII, utilizadas para prender as tranças e as franjas das fartas cabeleiras.
Presentes ainda hoje nas cabeças das mulheres em ocasiões festivas como casamentos, corridas de touros e festividades religiosas, inicialmente eram feitas de tartaruga de carey – elemento orgânico tal como a madrepérola ou o marfim. Por ser um material em extinção, com o tempo foram substituídas por elementos sintéticos como o celulóide (imita perfeitamente a textura da tartaruga), pelo baquelite e, mais recentemente, pelo plástico.
Gosto de te ver, mulher graciosa e esbelta com a tua mantilha, cobrindo teu rosto de olhares indiscretos, como dando sinal que outro amor te pertence Mesmo assim gosto de te ver ao passares por mim Não sei compreender por que isso acontece, será por alguma magia que possui a tua mantilha Sei que teu coração tem dono e não tenho ilusões, de alguma traição possas cometer Mas resta-me a esperança de alguma vez já não usares a tua mantilha preta Espanhola, para que teus lábios eu possa olhar E um dia quem sabe, sentir quanto doces eles são Gosto de te ver quando passas por mim